Mulher e seu chamado.
Mulher pode ocupar espaço ministerial dentro da igreja ?
Vemos nos dias de hoje Pastoras, Diaconisas, Presbíteras, Missionárias entre outras unções, mas vemos que em algumas denominações ainda há restrições no ministério feminino, proibindo – as de exercerem cargos de liderança.
Mas estou aqui não para julgar ou condenar estas denominações, estou aqui para ensina – las que as mulheres também podem ocupar lideranças.
É fato que o Apóstolo Paulo em sua epístola, faz algumas restrições ás manifestações das mulheres na igreja, mas, antes de generalizarmos estas recomendações Paulina é preciso que façamos uma analise feminina diante da cultura oriental daquela época para hoje, sabemos que época de Paulo as mulheres eram vista como aquela que poderia gerar, aquela que traria o filho amado do homem, sabemos também que as mulheres não tinham opiniões e nem poderiam estar inclusas na sociedade, então para aquela época a igreja carecia de credibilidade diante da sociedade constituídas por gentios, então a instituição da mulher na sociedade não seria uma atitude sabia naquela época.
Mas hoje a mulher já é vista pela sociedade de outra maneira, sendo assim hoje elas já podem estudar, votar, se candidatar a presidenta, pode ocupar cargos de executiva em determinadas empresas, e como não poder ter a unção de Deus para ocupar lideranças.
Se a mulher pode ocupar cargos grandes em empresas, ela também pode ser usada por Deus para ministrar, evangelizar, cuidar da casa do Senhor, ter o governo em determinadas situações.
Se houve uma mudança umas evoluções das mulheres no mercado de trabalho como não podem ter uma evolução no evangelho de Jesus Cristo.
Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividade eclesiais, por exemplo:
1.º Servindo ao Senhor e sua Igreja
Lucas 1 : 30 – 38 – vemos o anjo falando com Maria que Deus estava contente com ela, e lhe daria um filho no qual se chamaria Jesus.
Romanos 16: 16 Paulo recomenda Febe, pois ela estava ajudando na casa do Senhor (Diaconisa).
2.º Profetizas :
Miriã: Êxodo - 15 : 20 “A profetiza Miriã, que era irmã de Arão ...”
Hulda: II Reis 22 : 14 “Então, os sacerdotes ... foram ter com a profetisa Hulda.”
Noadia: Neemias – 6 – 14 “ ... Profetisa Noadia e dos mais prefetas...”
Ana: Lucas 2 : 36 “Havia uma profetisa, chamada Ana ...”
Filhas de Felipe: Atos 21 : 9 “Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam.”
3.º Juíza Instituída por Deus em Israel:
Débora : Juizes 4:4 “...Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”
4.º Obreira.
Priscila: Atos 18:26 – Ela falava na sinagoga com coragem, levava as pessoas na casa dela para explicar melhor.
5.º Evangelista.
Filipenses 4:3 – Onde tinha 2 mulheres Evódia e Síntique, elas evangelizavam as pessoas para propagar o evangelho.
6.º Pastor é um dom :
Efésios 04 : 11 – “ E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”
Fica claro que o oficio de pastor é um dom, semelhante ao de profeta, portanto, não há conotação quanto a pessoa ser homem ou mulher. O que realmente é necessário é uma vida santa e pura diante de Deus.
As restrições determinadas por algumas igrejas ás atividades das mulheres como líderes, são frutos de entendimento humano. O que Deus quer para a sua igreja verdadeiramente são homens santos, puros e cheios do poder do Espírito, independente do sexo.
Em Cristo.
Pra. Cibele
Assinar:
Postagens (Atom)