Mulheres de Fé - Vasti

Uma rainha muito importante, mulher de admirável beleza, dona de forte personalidade, um exemplo de competência e bom senso, Vasti é seu nome. Seu império compreendia toda a Pérsia, sendo dividido em vinte e sete províncias, que iam desde a Índia até a Etiópia. Seu marido era o rei Assuero, também chamado de Xerxes.


O breve relato de sua história está no Antigo Testamento Bíblico, no livro de Ester, capítulos 1 e 2. O rei Assuero gostava de dar grandes festas, onde costuma exibir as riquezas do reino, o luxo e o esplendor de sua corte.

No fim de uma dessas festas que durou uma semana, quando o rei e seus convidados nobres e plebeus estavam completamente bêbados, Assuero decidiu mostrar a beleza da rainha aos convidados embriagados, por considerá-la o ponto máximo de ostentação do reino.

Vasti também dava uma festa às esposas destes convidados no palácio real, e se recusou a atender ao pedido do rei. A Bíblia não registra o motivo, o que leva alguns historiadores a pensarem que a rainha o fez por respeito a própria dignidade não se deixar ser vista como um objeto real. O que não deixa dúvidas é que se o rei não estivesse bêbado não teria feito tal pedido.

Diante da recusa da rainha, o rei ficou furioso, e seguindo a orientação dos conselheiros reais, decretou uma lei onde Vasti nunca mais poderia entrar na presença do rei Assuero, e sendo deposta outra mulher deveria ocupar seu lugar.

Depois disso não há mais relatos sobre como ela terminou seus dias. Vasti era uma mulher pagã, mas nela encontramos características de uma mulher de fé: coragem e integridade. Defendeu sua honra como mulher e como rainha, ainda que isto lhe custasse a um alto preço. Ela foi fiel à sua consciência, ainda que isso representasse ter uma atitude desafiadora.

0 comentários:

Postar um comentário